Fapomed abre fábrica na Ucrânia

Inaugura amanhã, em Rivne, a unidade de batas cirúrgicas da Fapomed. Empresa de Felgueiras investe sete milhões de euros para combater concorrência chinesa.
A Fapomed, uma empresa de Felgueiras de dispositivos médicos, escolheu a Ucrânia pelos factores de custo e vantagens geográficas. Em 2011, a unidade contará com 400 postos de trabalho, facturando 10 milhões de euros. Na fase inicial emprega 65 operários.

A operação na Ucrânia é uma resposta à ameaça chinesa e estava a ser preparada há três anos, no rescaldo do sobressalto concorrencial, após a abertura dos mercados europeus aos produtos asiáticos. Um contrato com uma multinacional farmacêutica para o fornecimento de um volume considerável de batas cirúrgicas foi o empurrão que faltava para o projecto avançar. A unidade (5 mil m2 de área coberta) custou 7 milhões de euros.

Diversificar oferta de produtos

Em Portugal, a empresa de Felgueiras evoluira das batas para os conjuntos cirúrgicos para sobreviver e manter-se competitiva. Através de novas tecnologias e novos produtos, evoluíra para uma oferta integrada de kits, trouxas e conjuntos de composição variável, à medida dos actos e das equipas cirúrgicas das diferentes especialidades.

Há três anos, adoptara um novo paradigma de negócio, abandonando de vez a bata cirúrgica como motor das vendas, numa altura em que as multinacionais desviaram as suas encomendas para a China. “A qualidade era aceitável e os preços imbatíveis”; recorda Miguel Lopes da Cunha, presidente da empresa.

No entanto, o gestor verificou que os fabricantes asiáticos sofriam de défice de logística e capacidade de resposta. Havia margem para reconquistar as multinacionais em fuga, combinando credibilidade e entregas rápidas, com um preço aproximado ao da indústria chinesa. Foi a combinação deste factores que conduziu a empresa a Rivne, uma média cidade da Ucrânia no eixo viário que liga a capital Kiev à fronteira com a Polónia.

Em Portugal, a Fapomed emprega 190 pessoas em duas unidades e vai fechar 2009 com vendas de 7,8 milhões, registando um crescimento de 12%.

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